Agentes de saúde são capacitados para atuar no enfrentamento à violência doméstica em Colíder

Agentes comunitários de saúde participaram, na tarde de quarta-feira (13 de agosto), no Fórum da Comarca de Colíder, de uma capacitação voltada para aprimorar o atendimento e a identificação de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa integra a campanha Agosto Lilás e contou com o apoio da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Colíder e de Nova Canaã do Norte.
A ação foi articulada pela juíza Paula Tahiana Pinheiro, diretora do Foro de Colíder e coordenadora das redes de enfrentamento das duas comarcas. “A ação de hoje está diretamente ligada à campanha ‘Agosto Lilás’. Fico muito feliz com o apoio oferecido pela Rede e pela Diretoria de Foro de Colíder para a capacitação das agentes de saúde de Nova Canaã do Norte. Nossa gratidão à Polícia Civil, Polícia Militar e à psicóloga do juízo, Ângela Manica, que prontamente aceitaram contribuir. Esperamos que as mulheres saibam que não estão sozinhas e que estamos trabalhando juntos em busca de um melhor atendimento”, afirmou.
Durante a capacitação, foram abordados temas como notificação compulsória, segurança e preservação da pessoa denunciante, acolhimento humanizado e protocolos de atendimento às vítimas.
A psicóloga Ângela Cielo Manica destacou a importância de qualificar os profissionais para identificar sinais e agir com segurança. “Trabalhei o perfil da vítima e do agressor, o ciclo da violência, os tipos previstos na Lei Maria da Penha e as consequências dessa realidade. Formações como esta fortalecem a capacidade técnica e humana dos profissionais, garantindo que a vítima seja amparada e protegida em todas as etapas do atendimento.”
A sargento da Polícia Militar, Cléia Costa Monteiro, ressaltou a relevância da integração entre diferentes áreas no combate à violência doméstica. “É fundamental conhecermos os protocolos de atendimento, orientar, acolher e, principalmente, incentivar as mulheres a quebrarem o ciclo da violência. Parabenizo toda a Rede de Enfrentamento e a magistrada Dra. Paula, pela realização dessa capacitação.”
O delegado titular de Colíder, Adam Marx Ximenes Coelho, enfatizou o papel da Polícia Judiciária não apenas na repressão, mas também na prevenção. “Temos o dever de conscientizar os agentes públicos, neste caso, os agentes de saúde, sobre a importância da notificação como instrumento fundamental para a proteção da mulher.”
“Agradecemos imensamente à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar de Nova Canaã do Norte pela valiosa capacitação promovida durante a campanha Agosto Lilás, voltada às Agentes Comunitárias de Saúde. Essa iniciativa reforça o compromisso coletivo com a proteção das mulheres, o enfrentamento à violência e a construção de uma rede de apoio cada vez mais forte e preparada para acolher, orientar e agir”, agradeceu a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Fidelis.
A capacitação integra as ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, reforçando a rede de proteção e o compromisso das instituições com o acolhimento e a segurança das vítimas.