Drones são abatidos pela Polícia Penal após tentar deixar celulares em unidades prisionais do interior

Policiais penais da unidade prisional de Cáceres, na região oeste do Estado, interceptaram, na manhã de segunda-feira (25.8), um drone que tentava sobrevoar o local com um pacote contendo um celular.
A equipe de vigilância na guarita avistou o momento em que o drone sobrevoava um dos raios da unidade e conseguiu segurar o fio do aparelho, que foi arremetido e acabou enroscado na fiação de alta tensão. A concessionária de energia foi acionada para a remoção do aparelho, que carregava, acoplado, um celular e acessórios.
Mata Grande
No último final de semana, a equipe de plantão da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, apreendeu mais um drone que tentava entregar materiais ilícitos na unidade prisional e um pacote com dois celulares e acessórios.
A operação de campana, realizada no perímetro interno e externo da penitenciária, resultou na identificação de um aparelho móvel não tripulado que sobrevoava o raio 3. Os policiais penais conseguiram apreender um pacote que foi deixado pelo drone.
Após a apreensão do pacote de material ilícito, a equipe da penitenciária fez diligências nos arredores, em uma região de mata, e localizou o drone.
Levantamento da área de inteligência da Sejus aponta que, entre 2021 e 2025, foram apreendidos 292 drones em áreas das unidades prisionais do Estado.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destaca que, com o reforço nos procedimentos operacionais nas unidades prisionais, os criminosos têm buscado outras alternativas para tentar levar materiais ilícitos aos presos.
“Foram intensificadas as operações de revista e as ações ostensivas para coibir a entrada e a permanência de materiais ilícitos em nossas unidades, conforme estamos trabalhando desde o início do Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas”, assegurou o secretário.