Formação em Justiça Restaurativa transforma ambientes escolares e fortalece cultura de paz em MT
A Justiça Restaurativa tem ganhado espaço como uma das principais estratégias contemporâneas para transformação das relações sociais e prevenção de conflitos. No Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), essa construção ocorre por meio do trabalho do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur), que tem ampliado a formação de profissionais da educação para implementar práticas restaurativas nas escolas da rede estadual.
Professores, psicólogos, gestores e agentes educacionais desenvolvem competências para conduzir círculos de construção de paz, mediar conflitos e fortalecer vínculos comunitários.
O impacto é direto no clima escolar, na convivência e na redução da violência, objetivos fundamentais em um cenário escolar cada vez mais desafiador.
Cultura de paz
O juiz Luís Otávio Pereira Marques, coordenador-adjunto do Nugjur, reforça o alcance humano dessas práticas. “Ser facilitador, ter formação específica para conduzir círculos de construção de paz, é algo transformador. A transformação é externa, para a sociedade, mas também é interna”, destacou o magistrado.
Sob a mesma perspectiva, a psicóloga Daniela Luiz, que atua na Diretoria Regional de Educação de Diamantino e participou da formação de facilitadores promovida pelo Nugjur, descreve a Justiça Restaurativa como uma ferramenta para promoção de uma mudança profunda na forma de lidar com conflitos no cotidiano.
“A formação é muito significativa, principalmente na área da educação, porque através das práticas da Justiça Restaurativa a gente consegue promover um ambiente escolar mais saudável e livre de violência. Esses métodos consensuais otimizam o trabalho e reduzem judicializações”, relatou.
Segundo ela, aplicar práticas restaurativas permite tratar conflitos antes que evoluam para situações mais graves, reduzindo desgastes emocionais e fortalecendo relações.
Formação de educadores
O TJMT, por meio do Nugjur, realizou uma das maiores formações do estado voltadas à educação: 125 profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram de três dias intensos de capacitação teórica e prática sobre círculos de construção de paz e mediação de conflitos, entre os dias 11 e 13 de novembro.
A formação antecedeu o Seminário “Justiça Restaurativa na Educação e na Ambiência Institucional”, promovido nos dias 13 e 14 de novembro no Auditório “Desembargador Gervásio Leite” do TJMT, reunindo magistrados, servidores do Judiciário, professores e gestores educacionais. O evento integrou as ações nacionais da Semana da Justiça Restaurativa.


<->-->
-
