Alerta de tempestades tem monitoramento e orientação contínua da Defesa Civil em Cuiabá
A Defesa Civil Municipal de Cuiabá reforçou, nesta segunda-feira (17), o alerta para a possibilidade de tempestades localizadas e chuvas intensas nas próximas horas. De acordo com as informações repassadas pelos órgãos Estadual e Nacional, a capital mato-grossense pode registrar precipitação de até 60 mm entre hoje e terça-feira (18), com rajadas de vento que podem variar entre 60 e 100 km/h. O alerta, classificado nos níveis Amarelo, Laranja e Vermelho, a depender do setor da cidade, segue válido até 12h do dia 18 de novembro.
No bairro Dom Aquino, onde a parede de uma residência desabou nesta segunda-feira. Também foram registradas algumas quedas de 3 árvores em diferentes pontos da cidade. No geral, as chuvas provocaram acúmulo momentâneo de água em trechos da Avenida Rubens de Mendonça (CPA), da Avenida Fernando Corrêa e no bairro Jardim Tropical. Segundo o órgão, os córregos permaneceram dentro dos níveis de segurança e, até o momento, não houve registro de incidentes de maior gravidade.
“Além das nominadas, recebemos informações de outros locais no município de Cuiabá que tiveram acúmulo de água, mas que não geraram demanda para a Defesa Civil Municipal”, explicou o secretário.
O secretário-adjunto especial da Defesa Civil de Cuiabá, coronel BM Alessandro Borges, destacou que a intensidade atual da chuva é considerada média, mas exige atenção redobrada. “É momento de cautela. Estamos em alerta laranja e isso requer mais atenção da população. As equipes da Defesa Civil estão percorrendo todas as áreas suscetíveis a acúmulo de água e acompanhando a evolução do cenário em tempo real”, explicou.
Monitoramento constante e situação de pontos com acúmulo de água
A chuva registrada na tarde desta segunda-feira provocou pontos de acúmulo de água na região central, especialmente em trechos da Avenida da Prainha, onde comerciantes instalaram barreiras provisórias para evitar que a água entrasse nos estabelecimentos.
Segundo Borges, os alagamentos observados são momentâneos e tendem a diminuir assim que a chuva cessa. “Não há registro de ocorrências graves, nem vítimas. O que tivemos foram pontos de acúmulo de água que não impediram o tráfego de veículos, dificultaram a travessia de pedestres. É algo esperado até que as obras do BRT, da Águas Cuiabá e da Sinfra sejam concluídas”, esclareceu o secretário.
Ele afirma que a Defesa Civil continua monitorando córregos, bairros e áreas de risco, e que novas informações serão divulgadas sempre que necessário. “Trabalhamos de forma preventiva. Caso o cenário se altere, informaremos imediatamente a população”, garantiu.
Riscos associados às chuvas e cuidados essenciais
Além do risco de alagamentos, o alerta emitido pela Defesa Civil aponta possibilidades de queda de galhos de árvores, instabilidade em estruturas frágeis, descargas elétricas e redução da visibilidade no trânsito.
Borges explica que, muitas vezes, o maior perigo não é a chuva forte, mas o chuvisco, que reduz a aderência da pista. “A chuva fraca mistura com o óleo do asfalto e deixa a pista muito lisa. É quando mais ocorrem acidentes. Na chuva forte, o risco maior está na visibilidade. Por isso, é fundamental dirigir com prudência”, orientou.
Recomendações para antes, durante e depois da chuva
A Defesa Civil reforça um conjunto de cuidados que ajudam a evitar acidentes e reduzir danos:
Antes da chuva
— Verificar telhados, calhas e estruturas expostas.
— Limpar calhas para evitar acúmulo de água.
— Observar árvores próximas à residência, especialmente as que apresentam sinais de fragilidade.
Durante a chuva
— Evitar ficar sob árvores, placas, outdoors e postes de energia.
— Em caso de vento forte, procurar abrigo seguro.
— Se estiver dirigindo e a visibilidade diminuir, parar em local seguro — longe de estruturas que possam cair.
— Evitar atravessar áreas alagadas a pé ou de veículo.
Depois da chuva
— Redobrar atenção com fios caídos, que podem estar energizados.
— Observar rachaduras, muros e barrancos próximos, principalmente em áreas de risco.
“A prevenção é sempre o melhor caminho. Não há motivo para pânico, mas sim para atenção e prudência. A Defesa Civil está de plantão 24 horas para atender a população”, reforçou Borges.
Canais de emergência
Em caso de necessidade, a população deve acionar:
— 193 – Corpo de Bombeiros
— 199 – Defesa Civil
— WhatsApp da Defesa Civil de Cuiabá: (65) 99244-4018 (plantão 24 horas)
A Defesa Civil também recomenda que moradores mantenham seus cadastros atualizados nos sistemas de alerta.
Compromisso com a segurança da população
Com equipes nas ruas, informações atualizadas e monitoramento constante, a Defesa Civil de Cuiabá segue atuando para prevenir riscos e garantir a segurança da população durante o período chuvoso.
“Seguiremos atentos até que o alerta seja encerrado. E pedimos à população que se mantenha informada e siga as orientações. Juntos, conseguimos minimizar riscos e evitar acidentes”, concluiu o coronel Alessandro Borges.


-
