Ato simbólico homenageia vítimas de feminicídio e reforça serviços da Secretaria

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SMM), participou, na manhã desta sexta-feira (8), do Ato Simbólico promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em homenagem às vítimas de feminicídio. A homenagem, com o plantio de ipês roxos, símbolo de resistência e esperança, no Parque da Mulher Zulmira Meirelles, faz parte da campanha “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher.
A secretária municipal da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, colocou os serviços da pasta à disposição de familiares, oferecendo acolhimento psicológico gratuito e destacando novas ações em andamento. Em sua fala, Hadassah também ressaltou a importância da atuação da vereadora Maria Avalone, presente na cerimônia, na defesa do Orçamento da Mulher.
“Hoje é mais um dia de reflexão, de ressignificação, de luta para que essas vidas ceifadas não sejam em vão. Esperamos conquistar avanços mais ágeis na segurança pública, nos órgãos e instituições. Estamos aqui com a vereadora Maria Avalone, que nos trouxe esperança quando o assunto é orçamento da mulher, um dos caminhos para ampliar o alcance das políticas públicas. Como policial militar, acompanhei muitos casos, mas foi na Secretaria da Mulher que eu e minha equipe presenciamos realidades que atingem todas as mulheres, não apenas as da periferia”, observou Hadassah.
Os participantes também chamaram atenção para os alarmantes índices de violência contra a mulher em Mato Grosso. Até o final de julho de 2025, o estado registrou 32 feminicídios, um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo período de 2024.
O juiz da 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Marcos Terêncio de Agostinho Pires, apresentou dados que indicam caminhos efetivos para prevenir tragédias, entre eles, a importância das medidas protetivas e das denúncias ainda no estágio inicial, como ofensas, humilhações ou ridicularizações. Ele também destacou a importância de promover momentos de reflexão. “O que mais ajuda, de fato, é a reflexão. A atuação nas escolas, a criação de grupos reflexivos com homens, e não apenas com aqueles que já praticaram violência contra mulheres, mas com todos os homens”, concluiu.
A solenidade reuniu autoridades políticas, familiares e representantes da sociedade civil, que prestaram homenagens. Entre os presentes estavam José Afonso Portocarrero, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Sandra Cattani, mãe de Raquel Cattani; Francielle Claudino Brustolin, subprocuradora da ALMT e a chefe da Defensoria Pública Estadual, Maria Luziane Ribeiro de Castro.
Lista das vítimas homenageadas com o plantio de ipês roxos:
Ana Paula do Nascimento Lima
Ariana Francelino de França
Maria Ivanilda Chagas
Joice de Oliveira Alexandrino
Joselaine Maria Gomes dos Reis
Maria de Almeida Gonçalves
Aline Gomes de Souza
Fernanda Regina Souza de Lana
Emilly Bispo da Cruz
Domingas Cecília da Silva Oliveira Santana
Silbene Durouure da Guia
Raquel Cattani
Emilly Beatriz Azevedo Sena
Cleci Calvi Cardoso e as filhas Miliane Calvi Cardoso, Manuela Calvi Cardoso e Melissa Calvi Cardoso
Gabriele Daniel de Sousa