Estudantes de Direito da UNIFACC conhecem Tribunal de Justiça por meio do projeto Nosso Judiciário

Estudantes de Direito da UNIFACC conhecem Tribunal de Justiça por meio do projeto Nosso Judiciário

Acadêmicos do 6º semestre de Direito da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC) conheceram o Tribunal de Justiça de Mato Grosso nessa quarta-feira (27), por meio do projeto Nosso Judiciário, onde é possível fazer uma visita guiada ao Palácio da Justiça, assistir à uma sessão de julgamento da segunda instância, participar de um bate-papo com um magistrado e ser presenteado com a versão impressa do Glossário Jurídico.

Na oportunidade, os estudantes acompanharam a sessão da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo, composta pelos desembargadores Maria Erotides Kneip, Helena Maria Bezerra Ramos e Rodrigo Roberto Curvo. Além disso, no Espaço Memória, onde está preservado o antigo gabinete da Presidência e o antigo Plenário, e onde está exposto um rico acervo histórico de processos marcantes desses mais de 150 anos de história do Judiciário mato-grossense, os futuros operadores do Direito puderam conhecer um pouco mais sobre o exercício da magistratura, por meio de um bate-papo com a juíza Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima, do Núcleo de Justiça do Juiz de Garantias.

“Esse projeto é maravilhoso, encantador porque permite que se aproxime a Academia do Poder Judiciário. É uma oportunidade sui generis que os alunos têm de conhecer as estruturas do Poder Judiciário, ter contato com juízes, desembargadores. Então é uma iniciativa muito louvável e que está em consonância com tudo o que o CNJ vem pregando, como a linguagem simples, a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade”, afirma Henriqueta Chaves.

A magistrada, que também é docente, pontua que o projeto Nosso Judiciário contribui de fato para a qualificação do estudante. “Comumente, na faculdade, o que a gente tem é muita teoria e pouca prática. Então associar o que a gente aprende na teoria com a prática engrandece o conhecimento, cria profissionais que estão mais próximos à realidade”, comenta.

Esta foi a primeira vez que a estudante Gabrielly Lima esteve no Tribunal de Justiça. “Achei a visita técnica muito importante e enriquecedora de conhecimento. Como aluna, fiquei encantada! É um aprendizado em que a gente começa a ver como é o Judiciário na realidade. Eu adorei!”.

Para o estudante Jessé Lucas Miranda Cunha, a visita foi um marco em sua vida acadêmica. “Tivemos a oportunidade de estar presentes aqui no sistema judiciário e conhecer como ele é feito. Tivemos a oportunidade de estar assistindo, pela primeira vez, a uma audiência, na qual os desembargadores estavam presentes e também os advogados fazendo suas sustentações. E, com isso, a gente acaba respirando todo o sistema jurídico”.

A professora de Direito Civil da Unifacc, Vêndula Lopes Corrêa, afirma que a visita ao Tribunal de Justiça tem o objetivo de motivar os alunos e mostrar a eles a perspectiva de futuro. “É para eles vislumbrarem o futuro profissional, a prática, seja como advogado, assistindo as sustentações orais dos advogados na sessão de julgamento, com os desembargadores. Esse contato direto com a magistrada que nos recebeu e com os servidores, desde a portaria onde fomos recebidos, até ao momento do memorial. Então, ver toda essa prática do Judiciário, que não se resume à magistratura, mas todo esse aparato, que faz o Poder Judiciário funcionar, traz esse despertar profissional para o aluno, o motiva a estudar”, ressalta.

- Fale conosco no WhatsApp
FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *