Profissionais de saúde são homenageados na ALMT

Profissionais de saúde são homenageados na ALMT

Exaltando a importância dos profissionais da área de saúde, sejam eles médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes administrativos, seguranças, cozinheiras, nutricionistas, enfim, todo universo profissional que trabalha unido em busca de garantir qualidade de vida e saúde para as demais pessoas, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do deputado Elizeu Nascimento (PL), realizou sessão especial em que homenageou 181 profissionais que dedicam grande parte do seu dia a dia para o bem-estar de outros.

A mesa de honra foi composta com médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, administrativos para homenagear todos aqueles que se dedicam pela vida alheia.

“A Saúde é uma verdadeira família em que muitas mãos se unem em busca de garantir saúde de qualidade e sempre presente na vida das demais pessoas, fazendo o bem sem olhar a quem, pois que está na linha de frente, no atendimento não tem tempo de olhar a quem está ajudando, pois a vida daquela pessoa está dependendo do esforço e da dedicação dos profissionais da saúde”, disse o deputado Elizeu Nascimento.

Segundo o parlamentar, os 24 deputados estaduais indicam 50% de suas emendas para a área da saúde pública em todo Mato Grosso e seus 142 municípios, o que representa mais de 300 milhões de reais neste ano, valor que será ainda maior em 2026.

Ele lembrou que não são todas as pessoas que têm condições de ter um plano de saúde especializado, o que torna obrigatório aos agentes públicos trabalhar dobrado para que a saúde pública seja mais eficiente e resolutiva, “pois quanto melhor a saúde for, mais vida ela vai salvar”, lembrou o parlamentar.

Elizeu Nascimento frisou ainda que tem destinado parte considerável de suas emendas para a saúde bucal e principalmente para as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, por serem os principais centros de atendimento e onde se encontra o maior volume de especialidades e de opções de tratamento.

O parlamentar relatou as dificuldades vivenciadas por ele, assim como por milhões de pessoas que se viram na mesma condição diante da pandemia da covid 19, que vitimou milhões de pacientes, assim como milhares de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos, enfim, a doença não escolheu nome, cor, raça, credo.

“Foi um dos momentos mais difíceis da minha vida, que por opção tenho uma profissão de risco, pois sou policial militar e enfrentei dificuldades e vi amigos, companheiros, tombarem diante da criminalidade, mas você luta contra ela e, na maioria das vezes, com apoio de Deus e do destino, vence. E assim foi na covid, que acabou vitimando minha mãe, Maria dos Anjos Nascimento, de 72 anos, falecida em abril de 2021”, relatou o deputado, sinalizando que a homenagem a cada um dos profissionais ali presentes tem o sentido redobrado, pois a dedicação a sua mãe foi, segundo ele, indescritível.

Elizeu Nascimento ainda relatou que, 15 dias após o falecimento da mãe, sua irmã Ângela Francisca do Nascimento, após o choque emocional pelo passamento da mãe, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em Lucas do Rio Verde, o que exigiu novos esforços da família para buscar a mesma e trazer para Cuiabá em busca de socorro, mas ela acabou apresentando quadro de morte cerebral e posteriormente faleceu.

“Nem a vida nem ninguém consegue nos preparar para a terrível dor de perder alguém que amamos para a morte, ainda sendo a mãe e uma irmã em menos de 15 dias. Pois, às vezes, quando o amor é grande demais, a saudade de quem partiu antes de nós fica batendo diariamente no nosso peito. E nos lembra de que o amor verdadeiro nem a morte consegue matar! Que ela descanse eternamente em paz. O amor é eterno, querida irmã.”, disse o deputado.

Falando em nomes dos homenageados, a técnica em enfermagem Nereida da Silva Barros agradeceu a oportunidade que a vida e Deus lhe deu em ser uma profissional da saúde e poder estar naquele momento falando em nome de toda uma categoria que é dedicada e esforçada.

“A luta é grande e a gente deixa nossa família para cuidar das famílias dos outros. Agradeço a Deus e ao deputado Elizeu Nascimento pela lembrança, pelo reconhecimento e, principalmente, pelo seu esforço para que a saúde pública esteja ao alcance de todos”, disse a técnica em enfermagem com mais de 20 anos de profissão.

Já o diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pedra 90, Bruno Prado Machado, lembrou que tinha sonhos diferentes do que ele vivencia neste momento e nos últimos anos. “Sou apaixonado pelo SUS. Vivo por ele e acredito nele. Este não era o meu sonho profissional, mas ele assim se tornou e só tenho a agradecer pelas oportunidades que a vida e a profissão me deram e por conviver com pessoas espetaculares, pois viver a saúde pública é viver momentos diferente de várias vidas envolvidas”, explicou o médico, agradecendo a homenagem e sinalizando que o melhor a ser feito é o deputado Elizeu Nascimento e a Assembleia Legislativa continuarem encaminhando emendas e mais emendas para a saúde pública.

A superintendente da Qualivida da Assembleia Legislativa, Ivana Mara Matos Mello, frisou que o profissional da saúde é estimulado pelo bem que ele faz pelos outros, mesmo sabendo que não se pode fazer tudo, nem curar a todos.

A Qualivida da ALMT é um programa de qualidade de vida que oferece diversos serviços de saúde para os servidores, como consultas médicas (ginecologia, urologia, pediatria, gastroenterologia, odontologia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia). O programa também realiza procedimentos de enfermagem como aferição de pressão e testes de Covid 19, além de promover atividades preventivas e campanhas de saúde, como a do Outubro Rosa e Novembro Azul.

“Ganhamos importância para além das paredes da Assembleia Legislativa, pois diante da pandemia fomos para as ruas, reforçamos o atendimento para todos que necessitavam, fizemos campanha de vacinação em todo Mato Grosso e demonstramos que quando se deseja é possível fazer mais”, disse Ivana Matos.

O médico Francisco Loureiro assinalou todo seu agradecimento, não pela homenagem, mas sim pelo esforço e pela dedicação do deputado pela saúde pública. “Sinto-me muito mais aquinhoado pelo reconhecimento para com os demais profissionais, pois a saúde é feita por muitas mãos”, declarou.

Ex-governadora do Lions Clube, Claudia Celina da Silva Siqueira afirmou que foi aluna de Júlio Strübing Müller, ex-secretário de Estado de Saúde no governo Dante de Oliveira, e que a saúde pública é uma grande família e com este sentimento de família muitas vidas são salvas, pois eles, os profissionais, sejam médicos, enfermeiros, técnicos, porteiros, seguranças, auxiliares de limpeza entre outros atuam de forma humanizada.

Ao final de sua fala, ela, hoje aposentada, disse que não deixou de trabalhar, atuando no Hospital da Visão do Lions Clube e declarou o lema a entidade: “Nós servimos com gratidão”.

Deputado Elizeu Nascimento lembrou que emendas de sua autoria, bem como de outros deputados, permitiu a conclusão do Hospital da Visão e a construção da Casa de Apoio para aqueles que vem em busca de tratamento cirúrgico.

O médico Vanimar Nery assinalou que “ser reconhecido é fabuloso, mesmo quando a profissão o leva ao limite da exaustão, que é superado pelo carinho e dedicação com que o SUS atende as demais pessoas.

“Sou prova viva da pandemia da covid 19. Trabalhei muito e acabei contraindo a doença. Fiquei entubado na UTI por mais de 10 dias e sou a prova viva do esforço dos profissionais da saúde, sejam médicos, enfermeiros, técnicos, enfim são seres humanos se dedicando pela vida de outros”, acrescentou.

O vereador por Cuiabá Cezinha Nascimento (União) asseverou que “aqueles que atuam no setor se consideram uma família, pois um depende do outro para manter a vida de um terceiro. Não se tem como mensurar importância, pois são atuações distintas, mas que se relacionam entre si, e o profissional médico sempre vai ter que estudar mais que outros profissionais, assim como o enfermeiro vai estudar mais que o técnico”, explicou o parlamentar, se dizendo satisfeito pelo fato de poder participar de uma justa homenagem.

“O profissional da saúde sente quando consegue salvar uma vida e, assim como qualquer ser humano, também sofre com suas perdas e com a convivência de não poder salvar vida de um parente, um conhecido, pois nem todos poderão ser salvos”, disse o vereador.

- Fale conosco no WhatsApp
FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *