Sema valida mais de 12 mil cadastros em apenas trinta dias após lançamento do CAR Digital 2.0

Sema valida mais de 12 mil cadastros em apenas trinta dias após lançamento do CAR Digital 2.0

Em apenas trinta dias, desde que o Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0) foi lançado pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) validou mais de 12 mil cadastros. A nova versão do sistema começou a operar em 04 de junho.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a quantidade expressiva de validações dos CARs vem sendo possível em razão da mudança de ótica implementada com a versão 2.0 do sistema.

“Na versão anterior, os cadastros eram validados de forma individual. Agora, estamos construindo as bases temáticas dos municípios e utilizamos a tecnologia para validação dos cadastros que estavam pendentes”, destacou a secretária.

Segundo ela, 55 municípios de Mato Grosso já estão com as bases temáticas de referência elaboradas e homologadas no CAR Digital 2.0. São informações sobre localização da hidrografia, dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de preservação permanente, reserva legal , entre outros dados de interesse para análise dos cadastros dos imóveis rurais.

“Os 12 mil cadastros validados referem-se aos primeiros 34 municípios que tiveram as bases temáticas elaboradas e homologadas no sistema. No momento, já estamos com as bases de 55 municípios. A previsão é de que haja um aumento de validações nos próximos dias”, destacou a secretária.

Segundo ela, a expectativa é de que até o final do ano o sistema contemple bases temáticas de referência dos 142 municípios do Estado. Ela explica que a análise do cadastro ambiental rural é feita de forma automatizada a partir do cruzamento dos limites declarados pelo proprietário ou possuidor do imóvel rural, com as bases de referência e bases temáticas homologadas pelo órgão ambiental.

“Importante esclarecer que somente são elegíveis para submissão à análise automatizada os requerimentos de CAR que estejam aguardando análise, em análise, aguardando complementação ou suspenso”, destacou.

Etapas 

De acordo com o decreto 1.473/2025, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 04 de junho, a análise automatizada do CAR Digital 2.0 ocorre em três etapas. Primeiro, é feito o cruzamento geoespacial do perímetro do imóvel rural elegível registrado no Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) com as bases de referência e bases temáticas de referência.

Na sequência, ocorre a classificação do cadastro como apto ou inapto para validação do CAR Digital e, por último, o interessado / cadastrante do CAR Digital é notificado para ciência acerca do resultado da análise automatizada e providências necessárias.

FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Anuncie em nosso site