Sinop: ‘mutirão da cidadania’ para pessoas em situação de rua acontece na próxima semana

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com diversas secretarias, instituições e entidades do município, promove entre segunda-feira (18) e quarta nova edição do Mutirão da Cidadania para pessoas em situação de rua. A ação será itinerante e inicia com atendimentos no Projeto Inovar, às 7h30, e no Centro de Recuperação Ebenezer, às 9h30, encerrando às 11h30. Na terça-feira, as atividades na Casa Nova Vida, iniciam às 7h30, no Centro de Apoio Cartas, às 9h30, também com encerramento às 11h30. Na quarta-feira, na Casa de Passagem, às 19h, com atendimentos e jantar de integração entre os membros do Ciamp-Rua, parceiros e pessoas atendidas para um momento de convivência e fortalecimento de vínculos.
O objetivo é ampliar o acesso de pessoas em situação de rua a serviços sociais, de saúde, jurídicos e de acolhimento, além de atualizar cadastros de beneficiários que estão desatualizados há mais de 24 meses. A iniciativa também busca contribuir para a reintegração social, fortalecer a rede de proteção no município e oferecer suporte a pessoas em uso abusivo de álcool e drogas.
As pessoas em situação de rua terão acesso a serviços de saúde, como vacinação e atendimentos com equipe multiprofissional, corte de cabelo e barba, orientações de instituições sociais, atualização de documentos, oferta de acolhimento, benefício eventual de transporte e outros atendimentos essenciais
O mutirão conta com a participação de órgãos e entidades como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua (Ciamp-Rua), Defensoria Pública, Polícia Militar, secretarias de Governo, Saúde, Segurança e Trânsito, Desenvolvimento Econômico, bombeiros e entidades terapêuticas parceiras, informa a assessoria. A edição também marca as ações em torno do Dia de Luta da População em Situação de Rua, comemorado dia 19.