TJMT implanta Módulo de Classificação e Prevenção para modernizar gestão de processos

O Poder Judiciário de Mato Grosso deu mais um passo rumo à modernização da sua atuação com a implementação do Módulo de Classificação e Prevenção de Processos (MCP), desenvolvido pelo Departamento de Processamento Eletrônico, Inteligência de Dados e Negócio (DEPIN) da Coordenadoria Judiciária, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A ferramenta, integrada aos sistemas PJe e Proteus, foi projetada para automatizar e otimizar etapas essenciais da análise inicial dos processos, promovendo eficiência, imparcialidade e segurança jurídica.
Fim das planilhas
Antes do MCP, os servidores do Dejaux precisavam controlar manualmente, em planilhas de Excel, a distribuição dos processos entre os classificadores. Agora, todo esse fluxo é feito de forma automatizada e transparente pelo sistema.
Além disso, as metas individuais de cada classificador podem ser aferidas em tempo real, não apenas pela Diretoria do Departamento, mas também pela Coordenadoria Judiciária, que passa a ter uma visão consolidada da produtividade e do andamento das atividades da equipe.
Funcionalidades do MCP
O módulo traz avanços estratégicos para a gestão processual e para a análise de possível prevenção:
1. Distribuição Equitativa de Processos – O sistema utiliza algoritmos para balancear a carga de trabalho entre os classificadores, garantindo divisão justa e aleatória.
2. Identificação Automatizada do Objeto da Ação – Analisa os documentos e apresenta automaticamente o objeto principal da demanda, agilizando o entendimento e a tomada de decisão.
3. Busca de Prevenção Automatizada – Realiza varredura nos sistemas PJe e Proteus para identificar casos de prevenção, assegurando que processos relacionados sejam julgados pelo mesmo órgão ou magistrado, evitando decisões conflitantes.
4. Geração Automática de Certidões – O MCP reúne as informações sobre possíveis processos preventos e permite a emissão da certidão com o resultado da busca por prevenção reduzindo erros e eliminando etapas manuais.
Impacto para o Judiciário
Com o MCP, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso potencializa sua estratégia de governança orientada a dados e consolida práticas alinhadas às diretrizes nacionais de modernização da Justiça. “O MCP representa um marco de inovação: além de trazer agilidade e equilíbrio na distribuição de trabalho entre os servidores, fortalece o instituto da prevenção e garante mais coesão às decisões judiciais”, destaca a coordenadora Judiciária, Rose Pincerato.
Em síntese, o MCP é mais que um sistema: é uma ferramenta estratégica de gestão processual, que traduz tecnologia em justiça mais ágil, segura e transparente.
A Diretora do Dejaux, Andreia Girardi, também ressaltou o ganho prático para a equipe. “Esse sistema é uma conquista coletiva. Ele veio para transformar a nossa rotina, que antes dependia de controles manuais, em um processo muito mais ágil e seguro. Agradeço à Coordenadoria Judiciária e ao DEPIN pelo apoio constante e pela entrega dessa ferramenta que valoriza o trabalho de toda a nossa equipe.”
Para o Diretor do DPIN, Thales Rubiale, o MCP prova que as melhores soluções nascem da integração. “Este não foi um sistema ‘encomendado’, mas sim uma construção coletiva de nossas equipes. Em um diálogo aberto, fundimos a expertise processual dos usuários com nossa capacidade técnica, e o resultado é uma ferramenta inteligente, robusta e, acima de tudo, perfeitamente alinhada às necessidades reais de quem a utiliza no dia a dia.”
- Fale conosco no WhatsApp
FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *