Verde Novo celebra Dia das Mães com distribuição de mudas no Parque Tia Nair

Verde Novo celebra Dia das Mães com distribuição de mudas no Parque Tia Nair
Em um gesto simbólico de amor, cuidado e preservação, o Poder Judiciário de Mato Grosso promoveu, na manhã deste sábado (10 de maio), uma ação especial do Programa Verde Novo em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT). O evento, realizado no Parque Tia Nair, em Cuiabá, celebrou o Dia das Mães com a distribuição de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas, entre elas ipês roxo, amarelo e de jardim, amoreiras, pitangueiras e cajueiros, além de atividades voltadas ao bem-estar das mães e suas famílias.
Sob a sombra das árvores existentes no parque, o local ganhou ainda mais vida com a presença de mães que, junto aos filhos, reforçaram o elo entre gerações e a responsabilidade coletiva com o meio ambiente. Além do gesto de amor ao planeta, a ação contou com distribuição de brindes pelo Crea-MT, como leques e agendas, um café da manhã e sessões de fotos entre mães e filhos em meio às árvores.
O Programa Verde Novo, criado em 2017 por iniciativa do desembargador Rodrigo Curvo, visa dar efetividade ao que estabelece a Constituição Federal em relação ao meio ambiente, de que a preservação é um dever compartilhado entre o Poder Público e a sociedade, incluindo cidadãos e instituições. O magistrado, inclusive, compareceu à iniciativa.
Para a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiane Carnaíba, essa edição traz um elo com a maternidade. “Já realizamos outras parcerias com o Crea-MT e com a Mútua-MT, mas hoje foi uma ação especial, pensada para homenagear as mães e reforçar o vínculo com a sustentabilidade. As mulheres, em geral, gostam de cuidar de plantas, de cultivar o verde, então distribuir mudas de árvores frutíferas e nativas nessa data tem tudo a ver com o perfil do público presente. Foi uma manhã leve, cheia de carinho, onde vimos famílias inteiras se envolvendo com o meio ambiente”, destacou.
Ela também lembrou que o Parque Tia Nair e o entorno já receberam diversas ações do Verde Novo. “Aqui mesmo, em parceria com a Rota do Oeste, já plantamos cerca de 600 mudas. Também fizemos plantios nas avenidas próximas. É uma região que tem sido contemplada com frequência, justamente por ser um espaço público muito utilizado pela comunidade e ideal para ações de conscientização ambiental”, complementou.
A diretora da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo, acompanhou de perto toda programação e destacou a importância da parceria com o Poder Judiciário e com o Programa Verde Novo. “Hoje reunimos mães, filhos, engenheiros e parceiros para celebrar o Dia das Mães de um jeito diferente, ao ar livre, com distribuição de mudas, brindes, sessão de fotos e um café da manhã saudável. Foi uma manhã muito especial, que une afeto e conscientização ambiental. O sistema Confea/Crea, por meio da Mútua, sempre esteve ao lado do Verde Novo porque entendemos que o cuidado com o meio ambiente também é responsabilidade dos profissionais da engenharia”.
A engenheira civil ainda exaltou o retorno positivo das ações realizadas anteriormente. “Já fizemos distribuições de mudas com o Verde Novo em outras edições e os engenheiros sempre mandam fotos mostrando as árvores crescendo em suas casas e chácaras. Ver isso é gratificante porque mostra que essa parceria dá frutos, literalmente”.
A engenheira agrônoma Lys Barco, que é coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do Crea-MT, também elogiou o legado dessa parceria com o Judiciário. “É muito gratificante ver essa união no Dia das Mães porque o plantio de uma árvore carrega uma simbologia forte de vida, acolhimento e cuidado, que tem tudo a ver com a maternidade”.
Nesse sentido, a coordenadora do Crea-MT Mulher, Luana Cristina de Paula Lima, reforçou a importância da representatividade feminina nas ações ambientais. “Vejo como muito importante essa aproximação com o Judiciário por meio do projeto Verde Novo. É uma forma de unir esforços em uma causa comum e aproximar ainda mais as mulheres do sistema”.
 
Uma manhã em família – Além das autoridades, o protagonismo do dia foi das famílias presentes. A jovem mãe Júlia Borges aproveitou a véspera do Dia das Mães para comemorar o segundo mês de vida da filha, Olívia, com um passeio especial em família no Parque Tia Nair. Viu na ação uma oportunidade de estender a celebração das datas. “Foi uma surpresa muito boa. Somos apaixonados por plantas e já temos até um pé de jabuticaba. Agora vamos cultivar amora e ipê-roxo. Espero que a Olívia goste de amoras tanto quanto eu”, revelou.
Já Matheus Ramos, pai da pequena Olívia e profissional da área de sustentabilidade, ressaltou a importância de ações como essa. “Em casa, valorizamos muito a questão da preservação do meio ambiente. Aprendi com meu pai e quero dar esse exemplo à nossa filha desde cedo”.
“Mãe de plantas” – A advogada Nathaly Melo acompanhou a ação no Parque Tia Nair e evidenciou o quanto a proposta se conecta com o cotidiano das pessoas. “Cresci no interior do Estado, em Mirassol d’Oeste, cercada por plantas, hortas e árvores frutíferas cultivadas pelos meus avós. Essa relação com o meio ambiente vem da infância e, hoje, vejo como iniciativas como essa facilitam o acesso das pessoas às mudas, incentivando o cultivo mesmo em ambientes urbanos e pequenos, como sacadas de apartamentos”. Nathaly já cultiva hortaliças em casa, como salsa e manjericão.
Para ela, o simbolismo da data aliou-se ao propósito da ação. “Mesmo não sendo mãe, me chamam de mãe de planta. Hoje levei uma muda de amora, que dá para cultivar em vaso, e duas de ipê de jardim para presentear meus pais”, acrescentou.
Frequentadora assídua do parque, a professora Juciley Benedita da Silva, moradora do Jardim Renascer, também aproveitou a iniciativa para somar mudas ao seu pomar. “Sou bióloga de formação e tenho uma relação profunda com o meio ambiente desde a infância. Quando vejo ações assim, que associam o amor das mães ao cuidado com a natureza, sinto que estamos no caminho certo. A natureza é a grande mãe, e ela agradece quando é cuidada”.
Zap Mudas – O Programa Verde Novo, uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, busca resgatar o título de Cuiabá como “Cidade Verde”, promovendo ações de arborização urbana com impactos positivos no clima, qualidade do ar e saúde da população. A população de Cuiabá e Várzea Grande pode solicitar mudas gratuitamente pelo Zap Mudas, no telefone (65) 3648-6879 ou se inscrever como voluntário pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br .
FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO. TODAS AS NOVIDADES DE NOSSO WEBSITE. CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS. Facebook - Instagram - Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Anuncie em nosso site