Workshop debate desafios da cibersegurança no setor público e reforça segurança digital no Judicial

Em um cenário em que as ameaças virtuais diariamente são aprimoradas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizará o workshop “Navegando os Desafios da Cibersegurança no Setor Público”, para fortalecer a proteção de dados e ativos digitais do Judiciário mato-grossense. A capacitação será no dia 30 de julho (quarta-feira), das 13h30 às 17h45, na Escola dos Servidores, Sala Cajueiro. A formação deve reunir gestores, servidores e equipes técnicas da Instituição.
A iniciativa é uma forma de proteger o Judiciário e servidores dos riscos e apresentar quais são as estratégias de proteções digitais adotadas pela Justiça estadual.
“Vivemos em um mundo digital em que surgem problemas próprios dessa realidade, como fraudes e o uso indevido de dados. Por isso, é essencial investir em cibersegurança. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso está na vanguarda, aplicando recursos humanos e tecnológicos para prevenir e enfrentar essas ameaças”, defende o juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Emerson Luís Pereira Cajango.
O magistrado também reforça a importância do evento como ferramenta de prevenção: “Queremos descobrir como atuar de forma preventiva para evitar fraudes, mas também como agir corretamente quando um incidente acontecer”.
Capacitação
Com a digitalização dos processos e a ampliação do trabalho remoto, o conhecimento sobre segurança da informação deixou de ser um tema apenas técnico para se tornar uma responsabilidade institucional compartilhada.
“Precisamos treinar nossos servidores, gestores e até mesmo o público externo para que essas ameaças não nos peguem desprevenidos. Segurança digital é como um jogo: precisamos de um time de ataque e de defesa, bem preparado e coordenado”, completa Cajango.
Vitrine
O TJMT se tornou vitrine para empresas de tecnologia da informação devido à complexidade da estrutura e à maturidade de transformação digital. Soluções que hoje são consideradas padrão no mercado foram inicialmente aplicadas no Judiciário de Mato Grosso.
Segundo o assessor de projetos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, Fellipe Ribeiro Silva Abib, o workshop nasceu da iniciativa da Diretoria de Conectividade e tem como objetivo apresentar casos de sucesso de soluções aplicadas no próprio tribunal. “O evento é uma oportunidade para que nossos fornecedores mostrem como as ferramentas ajudaram o TJMT a resolver problemas internos”.
As soluções que serão apresentadas foram inauguradas no Tribunal, escolhido devido a complexidade. “A partir dessas experiências, esses fornecedores padronizaram essas soluções, que depois foram adotadas em outros tribunais e até por empresas privadas, inclusive fora do Brasil”, explica Abib.
O workshop sobre Segurança da Informação contará com a presença de quatro empresas – a Check Point (fornece soluções de firewall, VPNs e segurança para colaboradores remotos); Kaspersky (oferece ferramentas de proteção contra vírus e ameaças em estações de trabalho); Trend Micro (atua na segurança dos servidores e conformidade dos sistemas); Red Hat (plataforma que hospeda o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e outras aplicações do Tribunal).
Serviço
Evento: Workshop “Navegando os Desafios da Cibersegurança no Setor Público”
Data: 30 de julho (terça-feira)
Horário: 13h30 às 17h45
Local: Escola dos Servidores, Sala Cajueiro – TJMT
Público-alvo: Gestores, servidores e equipes técnicas do TJMT
Empresas participantes: Red Hat, Trend Micro, Kaspersky e Check Point